Jornal Correio Popular Notícia

JI-PARANÁ
Produtores rurais são contemplados com calcário

Data da notícia: 2024-02-02 17:12:25
Foto: Assessoria/Divulgação
Segundo a Semagri, o calcário é fundamental para recuperação de áreas degradadas, tanto da lavoura, quanto da pastagem

Com a finalidade de incentivar os setores agrícola e pecuário, a Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária (Semagri), realizou novas entregas de calcário a produtores rurais do município. Na quarta-feira (31), a entrega contemplou o sitiante Elnatan Dias Vieira, morador da Linha Santa Rita.

Na oportunidade, foi descarregado na propriedade do “seu Natan”, uma caçamba com 11,5 m² de calcário adquirido pelo agricultor, no município de Parecis. Para a entrega, o produtor comunica a aquisição do nutriente, e a Prefeitura de Ji-Paraná custeia o frete de cerca de 400 km, com a contrapartida do sitiante. Durante o mês de janeiro, outros produtores rurais foram beneficiados com a entrega de calcário no município.

De acordo com a secretária da Semagri, Juscelia Dallapicola, o calcário é fundamental para recuperação de áreas degradadas, tanto da lavoura, quanto da pastagem. “O calcário serve para diminuir a acidez do solo, o que é possível através de elementos químicos, como o cálcio e o magnésio, presentes em diferentes proporções em cada um dos tipos de substancias”, esclareceu.

Ainda segundo Dallapicola, a recomendação do Prefeito Isaú Fonseca é atender a demanda dos produtores rurais. A Semagri disponibiliza o transporte de calcário, gratuitamente, para as áreas rurais de acordo com as solicitações encaminhadas à secretaria”. Após a compra e o pagamento do minério, o solicitante encaminha os comprovantes para liberação e condução do material pela Semagri.

Para orientar a aplicação correta do insumo agrícola, a secretaria disponibiliza serviços de apoio aos produtores rurais. São priorizados os agricultores familiares, que já realizaram suas análises de solo, fornecedores do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), horticultores feirantes, entre outros.

Fonte: Chico Limeira - CCS




Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.